Kanban

Primeiro preciso explicar o que é. Kanban é uma palavra de origem Japonesa que significa algo como Placa Visível, muito utilizado e conhecido por quem trabalha com metodologias ageis. De forma simples, imagine um quadro divido em três partes: “A Fazer” com as atividades que você deve realizar, “Fazendo” com as atividades que estão em andamento e “Feito” com as atividades já realizadas, as atividades são representadas por post-it de diversas cores dependendo da prioridade de cada uma das atividades. Obviamente que na produção de software podemos incluir diversar abas como “Analise”, “Desenvolvimento”, “Teste”, e por aí vai. Mas prefiro ficar com o original com suas três abas.

O único problema é que todo o software de Kanban é para uso em grupos e nunca solitariamente, ou seja, queria um Kanban para organizar as atividades do dia a dia, que não fosse vinculado a Internet e rodasse no meu PC de forma simples e prática. O resultado foi o jKanban para uso pessoal, desenvolvido totalmente em Java, ou seja, é portado para qualquer Sistema Operacional e pode ser utilizado por qualquer pessoa que queira organizar as tarefas do seu dia a dia.

Manual de Uso

Para sua execução é necessário ter o Java instalado (versão JRE). Após realizar o download executar o .jar (Instrução: java -jar Kanban.jar). Ao ser aberto, teremos a tela do Kanban com 3 áreas (chamada de “board”). Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o “board” temos as seguintes opções a disposição:

  • Tarefa: criação de um Post-It para colocar a tarefa a realizar
  • Abrir: abrir um projeto
  • Salvar: salvar um projeto
  • Salvar Imagem: salvar a tela do projeto

Uma tarefa pode ser posicionado em qualquer das 3 áreas dependendo de sua situação, ao clicar com o botão direito do mouse sobre esta temos as seguintes opções a disposição:

  • Descrição: modificar a descrição da tarefa
  • Cor de Fundo: modificar a cor de fundo da tarefa, use cores para diferenciar prioridades
  • Excluir: eliminar a tarefa

Arquivos para Download

Este software é completamente Livre e Aberto.

2,111 total views, 1 views today

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Free Web Hosting