Category Archives: Programação

Editor para Python

Faz algum tempo que estou programando em Python e sem dúvida um dos melhores editores que usei (e uso) é o PyCharm. A grande vantagem é que este editor, além do auto complete, permite uma janela de terminal, facilitando assim muitos testes.

Para instalá-lo no Ubuntu, digite os seguintes comandos no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:mystic-mirage/pycharm
sudo apt-get update
sudo apt-get install pycharm-community

Mudar pasta de Projetos no Android Studio

As pessoas que trabalham com o Eclipse e migraram para o Android Studio podem sentir um pouco de dificuldade no que trata de “workspace”. Esse conceito foi abolido do Android Studio e agora prevalece o local do último projeto criado. Uma outra forma de conseguir a mudança de pasta padrão é editar o arquivo ide.general.xml que se encontra na pasta ~/.AndroidStudioPreview/config/options e alterar o valor da tag: <option name=”lastProjectLocation” value=”coloque o valor da pasta” />.

Android e o Cartão SD

Uma das piores coisas ao se criar uma aplicação para o Android é bloquear a opção de movê-la para o Cartão SD, convenhamos que a memória interna dos Celulares e Tablets é muito preciosa. O problema é que o ADT (Ambiente de Desenvolvimento Android) ao criar um projeto, por padrão, a aplicação não pode ser movida para o cartão. Para resolver este problema, acesse o arquivo AndroidManifest.xml do projeto e adicione a seguinte linha na tag manifest (raiz):

android:installLocation=”auto” ou android:installLocation=”preferExternal”

Atenção: A propriedade android:minSdkVersion precisa estar na versão 2.2 (Froyo – Level 8) ou superior.

Joeffice, o Office em Java

Quer comprovar como o Java é lento e impossível de se criar bons aplicativos (afinal, é isso que dizem os péssimos programadores que não tendo a quem culpar sua ignorância culpam a linguagem de programação), baixe o Joeffice essa fantástica Suite de Escritórios totalmente escrita em Java, com algumas pequenas características:

  • SO: Roda em Windows, Mac OS X e GNU/Linux, bem como nos navegadores
  • Inclui: Editor de Texto, Planilha Eletrônica, Editor de Apresentações e Editor de Banco de Dados
  • Equipe: Um único desenvolvedor – Anthony Goubard
  • Tempo de Desenvolvimento: 30 dias (você pode acompanhar todo o processo no YouTube)
  • Editor Utilizado: NetBeans

Segundo seu criador, Joeffice nunca terá as opções estendidas usadas ​​no Microsoft Office e permanecerá mais básico do que outras suítes de escritório de código aberto como o LibreOffice e OpenOffice.org. Ou seja, é uma suíte para quem utiliza o básico de uma suíte de escritórios.

Qual a Próxima JVM? Alias, qual você conhece?

Ao falarmos da JVM estamos falando da linguagem Java, certo? Quase. Atualmente a linguagem Java está na versão 7.0, codinome Dolphin. Então, é razoável dizer que a próxima versão será a 8.0 que possui a previsão de lançamento para Março de 2014. Só que vemos que já foram lançadas várias linguagens que rodam sobre a JVM, são elas: Scala, Clojure, Kotlin, Ceylon, Groovy, Xtend, Fantom e Mirah. Quer saber como anda o mercado dessas linguagens? Acesse aqui o site da InfoQ.