Instalar Várias Fonts no Ubuntu

PinguimOlá linuxeiros, vamos imaginar que pegou um pacote com várias fonts (tipos de letras) para instalar no sistema, ter que clicar uma por uma para instalar pode ser muito aborrecido, então vamos fazer isso com 4 passos: 1. Acessar o diretório /usr/share/fonts/truetype; 2. Criar uma pasta para conter as fontes, por exemplo: sudo mkdir nomeFamilia; 3. Copiar as fontes nesta pasta; 4. Na pasta anterior (/truetype) digitar o comando: fc-cache. Pronto todas as fontes foram instaladas.

Software para Estudo

PinguimOlá linuxeiros, trago para vocês dois softwares imperdíveis, o primeiro é chamado de Anki no qual acessando o site é possível fazer o download do arquivo .deb e instalá-lo através da Central de Programas e com ele é possível criar FlashCards que são cartões de pergunta e resposta para a prática de algum estudo. O segundo é o Calibre (basta pesquisar na Central de Programas) e com ele é possível ler diversos formatos de livros (EPUB, MOBI, PDF, entre muitos outros).

Guia do Software Livre para Escolas, Alunos e Professores


Baixe gratuitamente este livro com vários assuntos interessantes, entenda o que significa Software Livre que muita gente acha que é Software Grátis. Esta é uma edição revista e ampliada, oferecido por Nelson Gonçalves e editado pelo Centro de Formação de Associação das Escolas de Matosinhos. O objetivo deste guia é oferecer um auxiliar na divulgação da existência de Software Livre e, consequentemente, promover a sua utilização.

Destina-se, em primeiro lugar, a professores, alunos e pais, mas será certamente útil a todos aqueles que pretendam descobrir o mundo do Software Livre e conhecer algumas das suas melhores ferramentas. O seu carácter introdutório justifica a abrangência e diversidade das aplicações apresentadas. Mais do que uma simples seleção de ferramentas para professores de uma área disciplinar específica ou alunos de um determinado nível de ensino, é um conjunto diversificado para uma vasta gama de utilizadores.

O que é ldpi, mdpi, hdpi, xhdpi e xxhdpi

No Android essas definições são correspondentes a:

  • ldpi (low-density dots per inch): em torno de 120 dpi
  • mdpi (medium-density dots per inch): em torno de 160 dpi
  • hdpi (high-density dots per inch): em torno de 240 dpi
  • xhdpi (extra-high-density dots per inch): em torno de 320 dpi
  • xxhdpi (extra-extra-high-density dots per inch): em torno de 480 dpi

As últimas pesquisas publicadas pelo Google mostram que a maioria dos dispositivos possuem telas de hdpi (34,3 %), seguido por xhdpi (23,7 %) e MDPI (23,5 %). Portanto, podemos cobrir 81,5 % dos dispositivos testando a aplicação com estas três densidades de tela.

Mudar pasta de Projetos no Android Studio

As pessoas que trabalham com o Eclipse e migraram para o Android Studio podem sentir um pouco de dificuldade no que trata de “workspace”. Esse conceito foi abolido do Android Studio e agora prevalece o local do último projeto criado. Uma outra forma de conseguir a mudança de pasta padrão é editar o arquivo ide.general.xml que se encontra na pasta ~/.AndroidStudioPreview/config/options e alterar o valor da tag: <option name=”lastProjectLocation” value=”coloque o valor da pasta” />.

Shell Script a linguagem do Linux

Agora que se adaptou ao mundo Linux, sei que deseja começar a aprender alguma linguagem ou que já tentou mas a apostila (diga-se livro) que usou não era tão clara? Agora é possível aprender Shell Script facilmente e do zero, conheça e baixe a apostila criada por Luiz Alberto e aprenda praticamente brincando. Ainda se acha muito iniciante? Não se preocupe baixe aqui um Guia completo de uso para o Linux.