Redimensionar várias imagens simultaneamente no Nautilus

PinguimOlá linuxeiros, Existe um programa bem prático para o Nautilus chamado nautilus-image-converter que pode ser instalado sem problemas através da loja. Só que após instalar selecione qualquer imagem e clique com o botão direito do mouse que no menu deveria aparecer as opções: Redimensionar Imagens… e Rotacionar Imagens…, só que essas opções não aparecem. Pensou certo é necessário reiniciar o Nautilus. Calma! Nada de fechar sua seção, abra um terminal e digite o seguinte comando:
$ nautilus -q
Agora está tudo pronto, basta abrir novamente o Nautilus que as opções aparecerão.

Limpar o cache do sistema

PinguimOlá linuxeiros, existe uma área do sistema chamada cache que é responsável por manter algumas informações de seu aplicativo armazenadas em memória, isso ocorre para que na próxima vez que abrir o aplicativo seja mais rápido – alguns leitores devem estar pensando assim: agora entendo porque quando reinicio o computador tudo parece estar mais rápido e quando pela segunda vez um aplicativo parece também mais rápido, porém pode ocorrer que necessitamos executar alguma ação muito pesada então é ideal realizar uma limpeza nessas áreas. Utilize para isso os seguintes comandos:
$ sudo -i
# sync && echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches

Profissionalizando Ctrl+C e Ctrl+V

Para aqueles que utilizam o Linux padrão Ubuntu, não precisa mais sofrer com perda de informação com o Ctrl+C, o aplicativo CopyQ mantêm uma lista das coisas que foram “Copiadas” e as mantêm sempre a mão. É possível baixar o aplicativo diretamente do Site Oficial ou utilizar o .deb (disponível no SourceForge) para instalar.
CopyQ

Limpando o Sistema

PinguimOlá linuxeiros, Feliz Ano Novo e como primeira dica do ano vamos deixar o sistema limpo, abra o terminal com Ctrl+Shift+T e digite: sudo apt-get -f install. Esse comando verifica qualquer dependência perdida de uma instalação. Completado com os seguintes comandos: sudo apt-get autoclean ou sudo apt-get autoremove.

Renomear vários arquivos de uma só vez

PinguimOlá linuxeiros, a dica de hoje é Renomear, vamos começar com os nomes dos arquivos, o comando “rename” possui uma sintaxe muito peculiar associado a “Expressões Regulares”, por exemplo o comando:

rename 's/valor1/valor2/' *.jpg

Esse comando modificará todos arquivos com extensão jpg na pasta com a troca do valor1 pelo valor2. Agora para modificar a extensão de um arquivo, podemos utilizar o seguinte Script:

#!/bin/sh
for o in $(ls -1 *.jpg); do
  mv $o $(echo $o | awk -F. '{print $1".jpeg"}');
done

Que troca todo arquivo .jpg para jpeg.