Limpar o cache do sistema

PinguimOlá linuxeiros, existe uma área do sistema chamada cache que é responsável por manter algumas informações de seu aplicativo armazenadas em memória, isso ocorre para que na próxima vez que abrir o aplicativo seja mais rápido – alguns leitores devem estar pensando assim: agora entendo porque quando reinicio o computador tudo parece estar mais rápido e quando pela segunda vez um aplicativo parece também mais rápido, porém pode ocorrer que necessitamos executar alguma ação muito pesada então é ideal realizar uma limpeza nessas áreas. Utilize para isso os seguintes comandos:
$ sudo -i
# sync && echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches

Profissionalizando Ctrl+C e Ctrl+V

Para aqueles que utilizam o Linux padrão Ubuntu, não precisa mais sofrer com perda de informação com o Ctrl+C, o aplicativo CopyQ mantêm uma lista das coisas que foram “Copiadas” e as mantêm sempre a mão. É possível baixar o aplicativo diretamente do Site Oficial ou utilizar o .deb (disponível no SourceForge) para instalar.
CopyQ

Limpando o Sistema

PinguimOlá linuxeiros, Feliz Ano Novo e como primeira dica do ano vamos deixar o sistema limpo, abra o terminal com Ctrl+Shift+T e digite: sudo apt-get -f install. Esse comando verifica qualquer dependência perdida de uma instalação. Completado com os seguintes comandos: sudo apt-get autoclean ou sudo apt-get autoremove.

Renomear vários arquivos de uma só vez

PinguimOlá linuxeiros, a dica de hoje é Renomear, vamos começar com os nomes dos arquivos, o comando “rename” possui uma sintaxe muito peculiar associado a “Expressões Regulares”, por exemplo o comando:

rename 's/valor1/valor2/' *.jpg

Esse comando modificará todos arquivos com extensão jpg na pasta com a troca do valor1 pelo valor2. Agora para modificar a extensão de um arquivo, podemos utilizar o seguinte Script:

#!/bin/sh
for o in $(ls -1 *.jpg); do
  mv $o $(echo $o | awk -F. '{print $1".jpeg"}');
done

Que troca todo arquivo .jpg para jpeg.

ROCA

ROCA pode ser definido como uma coleção de simples recomendações para interfaces de aplicativos Web. ROCA é uma tentativa de definir um conjunto de recomendações – independente de qualquer estrutura particular, linguagem de programação, ou ferramentas – que incorpora os princípios no qual consideramos ser uma boa arquitetura de aplicações Web. Sua finalidade é servir de referência (como por exemplo ITIL), que pode ser implementado como está ou ser comparada com outras abordagens para destacar as decisões de concepção divergentes.

Instalar Várias Fonts no Ubuntu

PinguimOlá linuxeiros, vamos imaginar que pegou um pacote com várias fonts (tipos de letras) para instalar no sistema, ter que clicar uma por uma para instalar pode ser muito aborrecido, então vamos fazer isso com 4 passos: 1. Acessar o diretório /usr/share/fonts/truetype; 2. Criar uma pasta para conter as fontes, por exemplo: sudo mkdir nomeFamilia; 3. Copiar as fontes nesta pasta; 4. Na pasta anterior (/truetype) digitar o comando: fc-cache. Pronto todas as fontes foram instaladas.